Como Aristóteles, que viveu entre 384-322 A.C. disse: “O homem guiado pela ética é o melhor dos animais; quando sem ela, é o pior de todos” Maquiavel que viveu mil anos depois (1468-1527) influenciado por ele disse: "Dê o poder ao homem, e descobrirá quem ele realmente é" e Abraham Lincoln (1809-1865) também disse que: “Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder,” mas a realidade é que entre cordeiros e lobos a fé nos pede um pouco de coragem.
Mas entre estes todos filósofos esta Jesus disse: "eu vos envio como cordeiros no meio dos lobos" Lucas 10:3. Como Jesus não engana também disse: "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores" Mateus 7:15.
É preciso saber agir pois o lobo não só mata o cordeiro por fazer parte da sua cadeia alimentar, como o capim é para o cordeiro, mas simplesmente por ser traiçoeiro, homicida e criminoso quando age somente para aniquilar. É muito mais perigoso se infiltra no rebanho travestido de cordeirinho, manso e amável.
Contra isso Jesus ainda adverte: "sede espertos como as serpentes e simples como as pombas" Mateus 10:16.
É certo que muitos de nós os temos muito horror de ser cordeiros temos horror de lobos ou serpentes, mas a clareza da mensagem de Jesus é inquestionável actual e presente nos dias de hoje.
No caminho do dia-a-dia o confronto é real e não há como fugir dele. É muitas vezes como ovelhas ou cordeiros esperamos que o pastor apareça e munido de coragem nos defenda contra a alcateia., como se o cordeiro não fizesse parte da cadeia alimentar do pastor.
Nessa defesa contra os lobos o pastor nunca irá pôr a sua vida em risco contra os lobos, pois este também sorriem hienamente nos seus gritos, pedras e paus que atira contra os lobos. Como diz Abraham Lincoln, pode-se “entender que um homem possa olhar para baixo, para a terra, e ser um ateu; mas não se pode conceber que ele olhe para os céus e diga que não existe um Deus"
Precisamos de ser espertos para encurralar o lobo, mas sabemos que estando encurralado: o lobo também pede clemência e roga para que o perdoem.
Somente enviando uma SMS ao criador, quando o nosso coração bater descontroladamente perante presença dos lobos, podemos reverter a cadeia alimentar e fazer com que os lobos comam também capim!
Como existe a famosa filosofia que diz que "basta dar poder para uma pessoa para conhecê-la de verdade." Tal filosofia propaga a ideia de que, uma vez tendo a possibilidade de estar por acima dos demais, a pessoa pode mostrar-se grandiosa ou medíocre esquecendo-se que pela mesma escada com que sobe na vida, tera que desce-la e encontrar as mesmas pessoas que o viram subir.
Os grandiosos são aqueles que, diante dos humildes, se curvam e, perante os poderosos, não baixam a cabeça. E nao esquecem que tudo o que voa vem para baixo se alimentar. Já os medíocres, que são os que existem em demasia, estes fazem questão de tripudiar dos humildes e vestem pele de cordeiro e engraxadores para parecerem humildes perante os poderosos, tendo ainda a fanfarronisse de profissionais lambe botas se declararem humildes e boas pessoas.
E note-se que, na maioria dos casos, nem é necessário conceder-lhes tanto poder assim, basta que sejam nomeados directorzecos, para que as máscaras caírem. Como são criaturas lastimáveis, abomináveis usurpadoras da personalidade alheia e que não é delas, não conseguem manter a mascara por muito tempo. Como lacaios e lambe-botas sem escrupulosos, víboras venenosas, assediam mansamente enquanto não têm o seu objetivo atingido, mas quando picam o seu veneno é mortal.
Os lambe-botas vestidos com a pele de cordeiros, não se incomodam nem um pouco e nem remorsos teem em pisar em pessoas que lhes deram a mão e ajudaram no momento em que precisaram ou quando estavam por baixo nas suas miseras vidas, e ultrapassam todas as condutas social e moral aceitáveis para sem qualquer pudor, atingir e manter o poder. Para eles, os fins justificam os meios.
Como se essa expressão "o fim justifica os meios" envolvesse normalmente fazer algo errado para atingir esse fim, que sendo negativo seria Injustificável esse erro ao apontar para um bom resultado. "O fim justifica os meios" nao tem justificação do ponto de vista bíblico. é claro, o que falta nessa afirmação é o caráter, a Lei e a providência de Deus.
Mesmo sendo ateus, sabemos que Deus é bom, santo, justo, misericordioso e recto, quem tem o Seu nome deve reflectir o Seu caráter (1 Pedro 1:15-16). Assassinar, mentir, roubar e todos os tipos de comportamentos pecaminosos dos lambe-botas sem caracter são a expressão da natureza pecaminosa do homem, não a natureza de Deus.
Para um cristão cuja natureza tem sido transformada por Cristo (2 Coríntios 5:17), não deve haver a justificação do comportamento imoral, não importa a sua motivação ou resultado. Deste Deus santo e perfeito, temos uma lei que reflecte os Seus atributos (Salmo 19:7; Romanos 7:12). E mais, os Dez Mandamentos deixam claro que o assassinato, adultério, roubo, mentira e ganância são inaceitáveis aos olhos de Deus e Ele não tem uma "cláusula de escapamento" para a motivação ou racionalização.
Observando o que Deus não diz: "Não matarás a não ser que seja para salvar uma vida." Isso é chamado de "ética situacional" e não há espaço para isso na lei de Deus. Então, claramente, do ponto de vista de Deus, não existem fins que justificam os meios de quebrar a Sua lei. Isto serve para clarificar que os lambe-botas vestidos de pele de cordeiro que o mandamento da Bíblia é, “Não matarás”, e é aplicavél à guerra. Deus nao aceita o assassinato de caracter que significa literalmente “o assassinato intencional, malicioso e premeditado de outra pessoa” para subir na vida.
Assim, para completar o conhecido ditado, acrescento: Se quiser conhecer realmente uma pessoa, dê-lhe poder e indague quem ela é àqueles que, por algum tipo de hierarquia, por mais pequena que seja, lhe devem algum tipo de obediência.
Como coordeiros, precisamos indagar como Jesus disse sermos "espertos como as serpentes e simples como as pombas" como é o nosso relacionamento com os lobos vestidos com pele de coordeiro e lambe-botas. A resposta que nos derem irá traduzir quao fidedigno é o seu caráter.
No comments:
Post a Comment