Se bem que concordo com o postulado de que o preço
deveria ser 30Mts, existem condições mais que objectivas para os TPMs pelo
menos terem receita para PELO MENOS comprar pneus e algumas peças
sobressalentes para manter a frota em andamento e até fazer "dumping"
e retirar os chapas privados do mercado poe pelo menos duas razões. Senão
vejamos:
(1) O Governo subsidia os combustíveis, que os
transportadores incluindo a TPM não compra ao preço de mercado;
(2) O Governo comprou todos autocarros novos e ofereceu a
TPMs o que alivia a necessidade de reinvestimento (Plough back) por parte das
TPM, o que não acontece com um chapista do sector privado.
Uma terceira razão que não posso falar com propriedade eh
que me parece que os salários da TPM, como funcionários públicos vinham do
orçamento do estado (não sei agora que são uma empresa municipal). Mas a ser
verdade que os salários são pagos pelo erário publico, não faz sentido que não
produzam receita mesmo para comprar pneus sobressalentes e ai tenho que
discordar com o meu chara Gabriel Muthisse sobre a avaliação da competência dos
gestores selecionados para gerir a TPM.
Na verdade fiquei com os cabelos em pé quando ouvi o
Director das TPM a dizer o Chefe de Estado que pelo menos 3 autocarros estavam
parados porque não tinham pneus ... também não podemos exagerar em dizer que
toda receita que a TPM faz ou pode fazer vem só dos bilhetes dos 7 Mts porque
não eh verdade. A TPM faz publicidade nos autocarros com auto-colantes e
pinturas da Mcel, Vodacom e outros e deve-se pagar uma fortuna por esses
anúncios. Se não faz deveria fazer contratando alguém para trabalhar no
departamento de marketing da empresa. A TPM também deve fazer publicidade dos
seus serviços e potencialidades para que os outros venham fazer publicidade nos
seus autocarros. A estratégia é a mesma a que leva a Mcel, Vodacom ou Movitel a
ir pintar qualquer barraca ou bar com as suas marcas ou a 2M a oferecer mesas,
geleiras e toalhas de mesa com suas cores aos restaurantes...
Também sei que a TPM também faz transporte para certas
empresas, como a Mozal, CFM e alguns ministérios e é paga por isso. E Se não
faz estas duas coisas, é porque os gestores não estar a ser inovativos e poderiam se-lo, como são os gestores dos
autocarros municipais aqui em Norwich que mudam todos os dias de publicidade
com anuncio de lançamento de novos filmes e espetáculos e pagasse uma fortuna. Porque
a TPM não entra em parceria com a Lusomundo para anunciar o lançamento de novos
filmes no Lusomundo? Ou Com Gilberto Mendes para lançamento de novas pecas de
Teatro, etc. o que essas empresas ganhavam incutindo a cultura do cinema e
teatro?
A direcção das TPMs deveria ser mais agressiva e
inovativa e ir convencer o MISAU a utilizar os autocarros dos TPMs com
publicidade e autocolantes da campanha da cólera ou convencer o Ministério da
Mulher/Género e Acção social a Colar auto-colantes contra o casamento prematuro
ou a Movicel a pintar os seus autocarros com publicidade, ou ainda a CNE a
fazer educação cívica nos autocarros ou mesmo Ministério da Defesa publicitar
sobre o recrutamento militar dentro e fora dos autocarros da TPMs. Na realidade
é que todas estas instituições teem orçamento para informação, educação e
comunicação ou mesmo publicidade que não sei se é utilizado correctamente. E Se
não teem, deveriam ter. Poderia ainda a TPM convencer a MOZAL, ENI, VALE, Rio
Tinto, Ministério do Turismo, etc. a colorirem os seus autocarros.
Também a TPM poderia introduzir passes semanais e messais
pré-pagos que diminuiria a necessidade de transação de dinheiro física todos os
dias... isso ajudaria muitos encarregados de educação a comprarem um bilhete mensal
para os seus filhos e se planificarem melhor com os magros salários que teem ...
tudo isto eh possível fazer e não vi feito... por isso me custa aceitar a resignação
da actual direcção e tenho que concordar com Lyndo A. Mondlane e dizer, que se
não aguenta por em movimento 3 autocarros parados por falta de pneus, então
melhor ser honesto e pedir a demissão...
Mas não quero culpar na totalidade os gestores que seria
injusto, mas pergunto aos Edis David Simango e Calisto Moises Cossa, se
providenciaram um estagio a este Director dos TPMs para ir a Lisboa, Rio ou São
Paulo, Taiwan como diz Dino Foi ou mesmo Londres, estagiar pelo menos um mês e
ver como se gere os autocarros municipais? E mais, porque que os municípios de
Maputo e Matola dão subsidio de combustível aos seus gestores e Londres não da
subsidio aos seus gestores e obrigava o antigo Edil Boris Johnson a andar de Bicicleta? Sim, os municípios que teem empresas de
transporte deveriam dar passes aos seus gestores incluindo os Edis e não
subsidiar o seu transporte dando-lhes combustível. Se algum gestor Municipal
quiser ir de carro trabalhar, então devera pagar o seu próprio combustível,
porque carro só deveria ser em serviço e o percurso casa-serviço-casa ser feito
com cada um pagando do seu bolso. Só assim incutiremos uma gestão honesta,
transparente e que gera rendimento.
No comments:
Post a Comment