NADA quer dizer "Nenhum resultado": lei,
política pública, programa, serviço, projecto, campanha, financiamento,
edificação, aparelho, equipamento, utensílio, sistema, estratégia, benefício
etc. Cada um destes resultados se localiza em um dos (ou mais de um dos ou
todos os) campos de actividade como, por exemplo, educação, trabalho, saúde,
reabilitação, transporte, lazer, recreação, desportos, turismo, cultura, artes,
religião.
SOBRE NÓS, ou seja, "a respeito das pessoas com
deficiência". Estas pessoas são de qualquer etnia, raça, género, idade,
nacionalidade, naturalidade etc., e a deficiência pode ser física, intelectual,
visual, auditiva, psicossocial ou múltipla. Segue-se uma vírgula (com função de
elipse, uma figura de linguagem que substitui uma locução verbal) que, neste
caso, substitui a expressão "haverá de ser gerado".
SEM NÓS, ou seja, "sem a plena participação das
próprias pessoas com deficiência". Esta participação, individual ou colectiva,
mediante qualquer meio de comunicação, deverá ocorrer em todas as etapas do
processo de geração dos resultados acima referidos. As principais etapas são: a
elaboração, o refinamento, o acabamento, a implementação, o monitoramento, a
avaliação e o contínuo aperfeiçoamento.
Juntando as palavras em negrito, temos: "Nenhum
resultado a respeito das pessoas com deficiência haverá de ser gerado sem a
plena participação das próprias pessoas com deficiência".
Em outras palavras, as pessoas com deficiência estão
dizendo: "Exigimos que tudo que se refira a nós seja produzido com a nossa
participação. Por melhores que sejam as intenções das pessoas sem deficiência,
dos órgãos públicos, das empresas, das instituições sociais ou da sociedade em
geral, não mais aceitamos receber resultados forjados à nossa revelia, mesmo
que em nosso benefício."
O lema comunica a ideia de que nenhuma política deveria
ser decidida por nenhum representante sem a plena e directa participação dos
membros do grupo atingido por essa política. Assim, na essência do lema NADA
SOBRE NÓS, SEM NÓS está presente o conceito de PARTICIPAÇÃO PLENA e CIDADANIA das pessoas
com deficiência.
Assim são chamados todas as forças vivas da sociedade a
serem activistas na causa da deficiência para:
Advogar junto do Governo ou Ministério da Educação para
que seja introduzido a Língua de Sinais e Braille Nos Institutos de formação de
professores primários. A Língua de Sinais e Braille deve ser ensinada em pé de
igualdade ao ensino da língua portuguesa, Inglês, Francês ou qualquer outra língua
nacional.
A criança Surda/cega deve frequentar o sistema
normal/regular de ensino e não o ensino especial. Isto porque esta criança
surda ou cega é um cidadão com os mesmos direitos que qualquer outro. Ele
precisa de um modelo orientador da Língua Portuguesa, de ficar exposto ao
modelo linguístico nacional, pois é no ambiente dos ouvintes que ele viverá
sempre e por isso deve conviver com os ouvintes desde criança. Nunca haverá uma
universidade para cegos ou para surdos, por isso não deve existir uma escola primária
para cegos ou surdos. Os professores das escolas primárias e secundárias é que
devem saber falar e ler língua de sinais e Braille.
Advogar junto ao Governo
que autorize a condução de veículos para as pessoas com deficiência auditiva.
Aos surdos devem ser permitidos de conduzir em pé de igualdade com outros cidadãos. isto porque, quem tem
deficiência auditiva ou surdez, querendo, pode obter a carta de condução, uma
vez que o principal sentido exigido para essa prática é a visão. Porém, é
necessário que o motorista que não ouve utilize um adesivo no veículo com o
símbolo internacional de surdez uma exigência pouco conhecida.
O Uso do símbolo serve para alertar os demais
motoristas de que o condutor do veículo é portador de deficiência auditiva, o
que gera maior segurança e respeito à condição especial do condutor no
trânsito.
Este símbolo deve ser fixado no vidro
traseiro do veículo, para informar que qualquer solicitação deve ser feita por
meio de jogo de sinas com as luzes no máximo e também pode ser colocado no
vidro dianteiro, para facilitar a identificação pela Policia de Trânsito e
demais autoridades de trânsito no momento da abordagem.
No comments:
Post a Comment