Ter um coração para a liderança pode criar problemas a qualquer um que se preze ser lider. Se você for como eu, sua mente analisa continuamente o ambiente para exemplos de profunda liderança, e nesse caso você será uma curiosidade insaciável sobre os atributos e comportamentos que separam os líderes transformacionais daqueles que são meramente eficazes.
A recente eleição de Filipe Jacinto Nyusi para o Cargo de Presidente do Partido FRELIMO, e o início da sua Primeira Presidência’Aberta avivou a minha mente com algumas dessas qualidades de liderança. Quando anúnciou no seu discurso de tomada de posse “O Povo é meu (Ele Nyusi) Patrão” muitos não entenderam o significado dessas palavras e nem viram liderança Nele (em Nyusi). Quer se goste ou não de Nyusi, ou se confie nele ou se ache que é cedo, ou ainda que é “miúdo”, as seguintes gemas de liderança em Nyusi são dignas re realce e consideração.
1. O trabalho com Propósitos precisa coragem.
Vamos encarar a realidade. Para Nyusi conseguir-se eleger como candidato da FRELIMO, Presidente da República e Chefe de Estado, assim como a Presidente do Partido FRELIMO passou por um verdadeiro teste de liderança nesses corredores do poder e se sobreviveu a esse espremedor é porque tem qualidades inegáveis de liderança. Falou-se coisas horriveis sobre ele, especialmente que era um pau-mandado. Questionaram a sua integridade. Suas decisões. Mesmo sua inteligência. Já lhe chamaram de todos os nomes, e como a Presidência esta a começar e em política o jogo continua sem cessar, os seus inimigos não vao parar de falar mal dele, assim como já começou a corrida Presidencial para 2019 e o falar mal pode piorar. Ele sabe disso, e ele não se assuta com isso. Ou ele é imune, ou ele realmente acredita na sua capacidade de fazer a diferença. O que move a Nyusi, se ele não precisa de dinheiro, poder ou fama se não fosse o cuidado pelo próximo? Você acredita que ela iria sujeitar-se a si e a sua família na tarefa ou emprego mais difícil do país? Pense nisso: Ser Presidente e Chefe de Estado, é um trablaho a tempo inteiro se sem descanço, uma locura onde se trabalha 24 horas-dia durante 1825 dias que dura uma mandato Presidencial. Adicionado a isso esta a locura de lidar e defender o país das adversidades do mundo lá fora, como a subida/baixa de preços de petróleo, seca na Austrália que leva o preço do pão subir, mudanças climaticas e desastres naturais, conflictos e crises ecómicas que, mesmo se passando em terras distantes, podem contribuir para trazer ou tirar o pão na mesa ou esteira dos 24 milhoes de Moçambicanos. Todas estas coisas que um Presidente não controla, influenciam na Presidência de um país. Se você não sabia destas lucuras, então você tem uma ou duas coisas a aprender sobre liderança. Qualquer coisa verdadeiramente transformacional exige coragem revolucionária. E, neste caso, a revolução está sendo certamente televisionada.
2. Experiências de trabalho diversificada cria confiança.
Você já reparou como é difícil para intimidar Nyusi? Isso porque ele está bem preparado. Ele serviu como operário, enginheiro, Gestor, Professor, Ministro. E nesse percusros de vida, algumas vezes já ganhou e outras perdeu, e como ele não é Santo, já empurrou e já foi empurrado, já esteve no primeiro plano, mas também e em segundo ou lá nas origens mais humildes. Hoje, sinto-me duramente pressionado para dizer que Moçambique teve sorte, não poderia ter tido um Presidente melhor que não fosse Nyusi. Ele é alguém mais intimamente familiarizado com o cargo de Chefe de Estado, e dentre todos os que se candidataram, quer nas eleições internas na FRELIMO, quer os da oposição que concocorreram com ele, salvo aqueles que já foram realmente presidentes, Nyusi é o melhor que o país poderia ter. Experiências profissionais variadas deram-lhe uma visão mais abrangente. Um líder com uma visão forte, apoiado pela experiência, é um líder mais confiante.
3. Ser líder não é ser todo poderoso. Se no início você não conseguir, tente, tente novamente.
Não é invulgar aparecerem tarefas difíceis para um Presidentee não saber como resolver. As exigências da oposição em Autarquias Províncias é um sinonimo disso. Nyusi, não é dono país e já disse que vai consultar os donos do país: o povo. Se bem que na minha pobre opinião, não vejo incostucionalidade na proposta das autarquias províncias. O que é inconstitucional é a pretenção do líder da oposição nomear os governadores nas províncias onde elegadamente ganhou. A irmos para as autarquias provincias, a única via viável é a eleição dos Governadores Províncias, como acontece com as Assembleias Provínciais. O líder da Oposição, pode propor o que quizer ao Chefe de Estado, mas alterações constitucionais dessa natureza, o Presidente Nyusi fez bem em dizer, vamos consultar os donos do país: o POVO Moçambicano. E isso não deve ser olhado como falta de liderança, mas devolver o poder ao povo e inspirar-se nele para governar. Alguns têm dificuldade de, tendo “a faca e o queijo na mão” ir consultar aqueles que detêm o poder legitimo, o povo. Olham isso como uma fraquesa. Qualquer liderança têm delicados que não ecolhem o momento para aparecer. E todos nós experimentamos em algum momento decisões difíceis ou mesmo quedas, quanto mais cedo aprendemos a nos erguermos e sacudir a poira da nossa queda, melhor. Como líder, em vez de recuar, podemos aproveitar essa oportunidade para crescer as nossas lacunas - para aprender novas habilidades, ganhar novos conhecimentos, e criar novas conexões. Nyusi tem mais força agora que é também Presidente do Partido FRELIMO do que quando era somente Chefe de Estado. E, mesmo assim as suas qualidades de liderança lhe dizem que deve consultar e conviver com o Povo. Não é fácil ser-se humilde quando se esta no topo da colina, somente um líder sabe fazer isso, porque sabe onde as pedras estão!
4. Os "haters" não faltam e vão continuar a odear.
Notícia de última hora: Nem todo mundo vai gostar do líder. Na verdade, a mais dramática das mudanças que o líder está defendendo, mais resistência dos inconformados receberá. Infelizmente em democracia com excessivo libertinismo, nem sempre essas resistências ou não concordância são exercidas com respeito. Diga-se de passagem, os pronunciamentos de um certo líder da oposição incluindo de um certo parlamentar, que lhe foi retirado imunidade e colocado numa camisa de forças (BO), deixam muito a desejar. Às vezes é francamente desagradável como certos sectores tratam o Simbolo de Chefe de Estado. Mas o Chefe de Estado, por ser líder testado em aguas turbulentas, não vai precisar dessas camisas de forças. Mas o trabalho do líder é certificar-se o seu coração seja puro, suas motivações sejam correctas, e seu comportamento esteja em sincronia com os seus valores. Todavia, ao Presoidente Nyusi convém lembrar que ele também devem perceber que como um líder, é chamado a servir com distinção o cargo de Presidente e, sempre a pensar nos 24 milhões de moçambicanos (e serão 30 milhões em 2019) sem importar quem votou ou concorda consigo como líder. Se um líder se lembrar e respeitar essas regras, ele poderá apanhar todos os aralhões, vai manter o seu legado inclume.
5. O seu sucesso, muitas vezes não será sobre você. Ou, pelo menos, não só você.
A presidência de Filipe Jacinto Nyusi é simbólica. Sendo o Primeiro Presidente que não é vetereno da Luta Armada de Libertação Nacional, muitos vão avalia-la contra as questões que os preocupam individualmnte a que Nyusi deve responder na globalidade. Outros vão avaliar por causa do que, ou quem, ele representa. Uma certeza, é que a presidência de Filipe Jacinto Nyusi dá mais confiança na unicidade do Estado e cimenta mais a Moçambicanidade. Ela vai dar ao Povo mais confiança que eles, também, pode atingir alturas mais elevada do que a história tem permitido, e maior do que as projecções actuais sugerem. Como nós aprendemos com o nosso actual estado de coisas, este tipo de avanços não está isento de problemas. Mas, com ou sem problemas/dificuldade, um sucesso da sua lideranção é o que se espera.
Os próximos 1825 dias vão ser, para dizer o mínimo, muito interessantes. O povo vai prestar muita atenção à forma como Filipe Jacinto Nyusi exerce a sua presidencia e atravessa o caminho à sua frente, e como a oposição reage a ele ao longo desse caminho. Pondo de lado a filiação política/partidária, as lições de liderança de Nyusi estarão maduras para nós colhermos. Ou seja, se você estiver prestando atenção
A recente eleição de Filipe Jacinto Nyusi para o Cargo de Presidente do Partido FRELIMO, e o início da sua Primeira Presidência’Aberta avivou a minha mente com algumas dessas qualidades de liderança. Quando anúnciou no seu discurso de tomada de posse “O Povo é meu (Ele Nyusi) Patrão” muitos não entenderam o significado dessas palavras e nem viram liderança Nele (em Nyusi). Quer se goste ou não de Nyusi, ou se confie nele ou se ache que é cedo, ou ainda que é “miúdo”, as seguintes gemas de liderança em Nyusi são dignas re realce e consideração.
1. O trabalho com Propósitos precisa coragem.
Vamos encarar a realidade. Para Nyusi conseguir-se eleger como candidato da FRELIMO, Presidente da República e Chefe de Estado, assim como a Presidente do Partido FRELIMO passou por um verdadeiro teste de liderança nesses corredores do poder e se sobreviveu a esse espremedor é porque tem qualidades inegáveis de liderança. Falou-se coisas horriveis sobre ele, especialmente que era um pau-mandado. Questionaram a sua integridade. Suas decisões. Mesmo sua inteligência. Já lhe chamaram de todos os nomes, e como a Presidência esta a começar e em política o jogo continua sem cessar, os seus inimigos não vao parar de falar mal dele, assim como já começou a corrida Presidencial para 2019 e o falar mal pode piorar. Ele sabe disso, e ele não se assuta com isso. Ou ele é imune, ou ele realmente acredita na sua capacidade de fazer a diferença. O que move a Nyusi, se ele não precisa de dinheiro, poder ou fama se não fosse o cuidado pelo próximo? Você acredita que ela iria sujeitar-se a si e a sua família na tarefa ou emprego mais difícil do país? Pense nisso: Ser Presidente e Chefe de Estado, é um trablaho a tempo inteiro se sem descanço, uma locura onde se trabalha 24 horas-dia durante 1825 dias que dura uma mandato Presidencial. Adicionado a isso esta a locura de lidar e defender o país das adversidades do mundo lá fora, como a subida/baixa de preços de petróleo, seca na Austrália que leva o preço do pão subir, mudanças climaticas e desastres naturais, conflictos e crises ecómicas que, mesmo se passando em terras distantes, podem contribuir para trazer ou tirar o pão na mesa ou esteira dos 24 milhoes de Moçambicanos. Todas estas coisas que um Presidente não controla, influenciam na Presidência de um país. Se você não sabia destas lucuras, então você tem uma ou duas coisas a aprender sobre liderança. Qualquer coisa verdadeiramente transformacional exige coragem revolucionária. E, neste caso, a revolução está sendo certamente televisionada.
2. Experiências de trabalho diversificada cria confiança.
Você já reparou como é difícil para intimidar Nyusi? Isso porque ele está bem preparado. Ele serviu como operário, enginheiro, Gestor, Professor, Ministro. E nesse percusros de vida, algumas vezes já ganhou e outras perdeu, e como ele não é Santo, já empurrou e já foi empurrado, já esteve no primeiro plano, mas também e em segundo ou lá nas origens mais humildes. Hoje, sinto-me duramente pressionado para dizer que Moçambique teve sorte, não poderia ter tido um Presidente melhor que não fosse Nyusi. Ele é alguém mais intimamente familiarizado com o cargo de Chefe de Estado, e dentre todos os que se candidataram, quer nas eleições internas na FRELIMO, quer os da oposição que concocorreram com ele, salvo aqueles que já foram realmente presidentes, Nyusi é o melhor que o país poderia ter. Experiências profissionais variadas deram-lhe uma visão mais abrangente. Um líder com uma visão forte, apoiado pela experiência, é um líder mais confiante.
3. Ser líder não é ser todo poderoso. Se no início você não conseguir, tente, tente novamente.
Não é invulgar aparecerem tarefas difíceis para um Presidentee não saber como resolver. As exigências da oposição em Autarquias Províncias é um sinonimo disso. Nyusi, não é dono país e já disse que vai consultar os donos do país: o povo. Se bem que na minha pobre opinião, não vejo incostucionalidade na proposta das autarquias províncias. O que é inconstitucional é a pretenção do líder da oposição nomear os governadores nas províncias onde elegadamente ganhou. A irmos para as autarquias provincias, a única via viável é a eleição dos Governadores Províncias, como acontece com as Assembleias Provínciais. O líder da Oposição, pode propor o que quizer ao Chefe de Estado, mas alterações constitucionais dessa natureza, o Presidente Nyusi fez bem em dizer, vamos consultar os donos do país: o POVO Moçambicano. E isso não deve ser olhado como falta de liderança, mas devolver o poder ao povo e inspirar-se nele para governar. Alguns têm dificuldade de, tendo “a faca e o queijo na mão” ir consultar aqueles que detêm o poder legitimo, o povo. Olham isso como uma fraquesa. Qualquer liderança têm delicados que não ecolhem o momento para aparecer. E todos nós experimentamos em algum momento decisões difíceis ou mesmo quedas, quanto mais cedo aprendemos a nos erguermos e sacudir a poira da nossa queda, melhor. Como líder, em vez de recuar, podemos aproveitar essa oportunidade para crescer as nossas lacunas - para aprender novas habilidades, ganhar novos conhecimentos, e criar novas conexões. Nyusi tem mais força agora que é também Presidente do Partido FRELIMO do que quando era somente Chefe de Estado. E, mesmo assim as suas qualidades de liderança lhe dizem que deve consultar e conviver com o Povo. Não é fácil ser-se humilde quando se esta no topo da colina, somente um líder sabe fazer isso, porque sabe onde as pedras estão!
4. Os "haters" não faltam e vão continuar a odear.
Notícia de última hora: Nem todo mundo vai gostar do líder. Na verdade, a mais dramática das mudanças que o líder está defendendo, mais resistência dos inconformados receberá. Infelizmente em democracia com excessivo libertinismo, nem sempre essas resistências ou não concordância são exercidas com respeito. Diga-se de passagem, os pronunciamentos de um certo líder da oposição incluindo de um certo parlamentar, que lhe foi retirado imunidade e colocado numa camisa de forças (BO), deixam muito a desejar. Às vezes é francamente desagradável como certos sectores tratam o Simbolo de Chefe de Estado. Mas o Chefe de Estado, por ser líder testado em aguas turbulentas, não vai precisar dessas camisas de forças. Mas o trabalho do líder é certificar-se o seu coração seja puro, suas motivações sejam correctas, e seu comportamento esteja em sincronia com os seus valores. Todavia, ao Presoidente Nyusi convém lembrar que ele também devem perceber que como um líder, é chamado a servir com distinção o cargo de Presidente e, sempre a pensar nos 24 milhões de moçambicanos (e serão 30 milhões em 2019) sem importar quem votou ou concorda consigo como líder. Se um líder se lembrar e respeitar essas regras, ele poderá apanhar todos os aralhões, vai manter o seu legado inclume.
5. O seu sucesso, muitas vezes não será sobre você. Ou, pelo menos, não só você.
A presidência de Filipe Jacinto Nyusi é simbólica. Sendo o Primeiro Presidente que não é vetereno da Luta Armada de Libertação Nacional, muitos vão avalia-la contra as questões que os preocupam individualmnte a que Nyusi deve responder na globalidade. Outros vão avaliar por causa do que, ou quem, ele representa. Uma certeza, é que a presidência de Filipe Jacinto Nyusi dá mais confiança na unicidade do Estado e cimenta mais a Moçambicanidade. Ela vai dar ao Povo mais confiança que eles, também, pode atingir alturas mais elevada do que a história tem permitido, e maior do que as projecções actuais sugerem. Como nós aprendemos com o nosso actual estado de coisas, este tipo de avanços não está isento de problemas. Mas, com ou sem problemas/dificuldade, um sucesso da sua lideranção é o que se espera.
Os próximos 1825 dias vão ser, para dizer o mínimo, muito interessantes. O povo vai prestar muita atenção à forma como Filipe Jacinto Nyusi exerce a sua presidencia e atravessa o caminho à sua frente, e como a oposição reage a ele ao longo desse caminho. Pondo de lado a filiação política/partidária, as lições de liderança de Nyusi estarão maduras para nós colhermos. Ou seja, se você estiver prestando atenção
No comments:
Post a Comment